sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Entendendo mais a detoxificação...


 Bom, conforme prometi estou colocando aqui mais um pouco sobre dieta detox  ;)

Havia começado a falar sobre detox nesse post aqui: 


Vamos falar mais agora, para começar... O que é detoxificação?

A detoxificação é um processo realizado pelo organismo que age na eliminação de substâncias tóxicas e outras substâncias nocivas e assim otimiza a saúde e vitalidade do órgãos.
Porque dieta de detoxificação (desintoxicante)?
         Você sabia que muitos sintomas podem indicar exposição à substancias tóxicas a longo prazo? Sintomas como dor de cabeça e enxaquecas recorrentes, fadiga e baixa disposição, alergias e intolerâncias, baixa imunidade e resfriados frequentes, digestão comprometida, excesso de peso, compulsão alimentar, retenção hídrica, cabelos e unhas frágeis, acne dentre outros sintomas. Essas substâncias (disruptores endócrinos) podem deixar o indivíduo doente e gerar um aumento no peso corporal por interferir metabolicamente influenciando em mecanismos cerebrais do apetite, alteram a função da tireóide, aumenam a liberação do hormônio do estresse, geram resistência à insulina dentre outros mecanismos.
Onde estão essas toxinas?
  • Alimentos processados (aditivos químicos, aromatizantes, corantes, conservantes)
  • Alimentos de origem animal com antibióticos, hormônios e metais pesados
  • Álcool, gorduras trans, alimentos que o corpo cria sensibilidade (glúten, soja, alimentos lácteos etc)
  • Antibióticos e outros medicamentos usados ao longo de toda vida
  • Produtos de limpeza, produtos plásticos, poluição, pisos de vinil - toxinas de origem intestinal - infecções por vírus, bactérias e fungos
  • Agrotóxicos
  • Tinta de cabelo, maquiagem, esmaltes e desodorantes contendo alumínio e outros metais pesados

A quem se destina?
No mundo de hoje, industrializado, todos estão sujeitos à exposição de substâncias nocivas e tóxicas. É por isso que de tempos em tempos devemos otimizar esse processo de detoxificação orgânica. Muitas pessoas com sintomas de exposição à essas substâncias se beneficiam. É importante ressaltar que crianças, adolescentes, idosos, gestantes e mulheres que estão amamentando não podem, fazer a dieta desintoxicante.

A Dieta Detox, ou desintoxicante, consiste na eliminação do excesso de toxinas no organismo, oriundas de substâncias nocivas, presentes, sobretudo, em alimentos industrializados. Alguns alimentos são retirados da dieta e outros são adicionados, tornando seu corpo mais saudável e proporcionando, em alguns casos, perda de peso.
Além disso, suplementos com nutrientes antioxidantes e fitoterápicos que auxiliam no processo são utilizados, para equilibrar o organismo como um todo. Mas para que isso aconteça é necessária uma avaliação detalhada, a dieta é individualizada.

Então é isso aí gente.
Bj

2 comentários:

  1. quando estou no processo de detox, posso sentir algum mal estar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é comum sentir mal estar sim, principalmente se for uma pessoa que estava sendo exposta a um número maior de toxinas. Esse mal estar é justamente a metabolizanção e eliminação dessas toxinas pelo organismo. Abs!

      Excluir