sábado, 24 de novembro de 2012

Dicas: Biscoito de polvilho e côco ralado perigosos!

Olá pessoal!
Andei meio sumida esses dias por conta da correria... foram cursos, reuniões de trabalho, bastante trabalho, enfim , foi uma semana agitada.
Hoje vou deixar algumas dicas, coisinhas que observei durante esses dias.

Biscoito de Polvilho

* Biscoito de Polvilho - quem aí evita glúten e em função disso consome esse tipo de biscoito, petas etc? Pois é, vale a pena ler sempre os ingredientes do biscoito. A maioria deles leva na composição gordura vegetal hidrogenada, sim, a gordura trans aí gente. Fiquem de olho ok? procurem por aqueles que usam óleo vegetal... ideal seria um óleo de linhaça, óleo de côco, macadâmia, maaaasssss vamos colocar o pé no chão pq isso ainda não existe (pelo menos nunca vi nem ouvi falar, se alguém já viu me diga). Vale a pena fugir da gordura vegetal hidrogenada.
Outra coisa importante...

Côco ralado

* Côco ralado embalado. Atenção, o conservante é na maioria das vezes o Metabissulfito de sódio... hããããã? o que é isso? Falarei mais a frente. Quem tem intolerância a glúten, doença celíaca ou está excluindo o glúten temporariamente costuma utilizar côco ralado na preparação de bolos biscoito etc. Hoje pela manhã consegui comprar desidratado, ralado, sem açúcar e sem conservantes. Dá para achar e é só dar uma procurada, não é difícil.
  




Metabissulfito de sódio ou pirossulfito de sódio (IUPAC sodium metabisulphite ou sodium pyrosulphite) é um composto inorgânico de fórmula química Na2S2O. É um conservante e aditivo alimentar.  É algumas vezes identificado como E223. Como um aditivo, pode causar reações alérgicas, particularmente irritação de pele, eczema; irritação gástrica e asma. Não é recomendado para o consumo por crianças. Está presente em muitos concentrados de frutas diluíveis e em barras de doces. Ontem li a composição do biscoito maizena e adivinhem? também continha metabissulfito de sódio. Chato né? imagine o taaaaaaaaaaaaaaanto de criança que come esse biscoitinho aparentemente tão inofensivo (só uma observação, esse biscoito contém glúten ok? muita gente pensa que não tem farinha de trigo só pq leva esse nome com maizena. Mas tem sim, dá uma conferida). Voltando ao Metabissulfito de sódio..
É um oxidante... lembra que nutricionista a-d-o-r-a  indicar antioxidante pq previne câncer, inflamação, doenças neurodegenerativas? então, esse conservantes são oxidantes e dependendo da quantidade, tempo de uso, podem desencadear coisas bem chatas e indesejáveis.
É depressor de Zinco. Muuuuita gente tem deficiência de zinco, muita mesmo. Mineral super importante para digestão, tireóide, imunidade, unhas, cabelos, enfim, literalmente um "must have", rs!

Então ficam essas dicas para vocês! espero que gostem.
Bj
Bye!



Nenhum comentário:

Postar um comentário