sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Cranberry... já conhece?

Vc já ouviu falar do cranberry? é essa frutinha lindinha aí. Não é comum aqui no Brasil, mas também não é muito difícil de encontrar.

imgres.jpg
Cranberry
A dica de hoje vai para quem tem infecção urinária com certa frequência. Estudos demonstram que o extrato de cranberry é uma excelente ferramenta para isso. Ao que tudo indica o consumo regular do extrato dificulta a fixação da bactéria E.Coli nas vias urinárias.
Então não vacile, procure um nutricionista especializado e inclua o Cranberry na sua dieta ok?
Essa foto abaixo foi o meu lanchinho da tarde de ontem. Cranberry desidratado (tipo passas) e tâmaras.
Cranberry em passas
Cranberry em passas e tâmaras

Bj 

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Lanchinho da tarde - cuidando da pele de dentro para fora!

To postando a foto da minha "lancheirinha" da tarde, rs! Fim de ano é tudo de bommmm! eu amo! o clima de natal, festas de fim de ano, as frutas dessa época são maravilhosas... to aproveitando e mergulhando no Blueberry, framboesas, amoras, pêssegos, enfim... ô época abençoada. 
imgres.jpg
Blueberry / Mirtilo
Essa foto aí são blueberries, cerejas e damasco fresco... tudo mega saudável e delícia! um bom lanche para quem quer cuidar da pele. Excelente! cereja tudo de bom para pele, é fonte de ácido elágico e antioxidantes. Damasco fonte de vitamina A - bom para pele tb, excelente para renovação celular.  


imgres.jpg

O Blueberry é também conhecido como Mirtilo. Possui um valor nutricional indiscutível. É um fruto conhecido pela sua riqueza em diversas vitaminas e minerais como magnésio, potássio, fósforo, ferro, manganês. Fonte de taninos, ácidos cítrico, málico e tartárico. É uma excelente fonte de antioxidante. Vale a pena investir nele.
Bom, gente deixa eu voltar a trabalhar aqui.
Um beijo!

Damasco Fresco . para quem não conhece parece um pêssego pequeno


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Risoto de frango com aspargos, abobrinha, chia e raspas de limão siciliano

Fiz um risoto meio diferente para o almoço. Acho risoto muito gostoso, mas quem me conhece sabe que fujo de arroz branco. Integral sempre né?. Então, mas dei um jeito e acrescentei fibras no risoto colocando semente de chia. Ficou ótimo, pq a chia hidratada fornece uma certa geleificação e isso combinou com o risoto. As fibras devem estar presentes na nossa dieta, preferencialmente em tooodas as refeições. Por isso, use a criatividade aí.

Refoguei um peito de frango com alho e azeite. Sal a gosto. Deixe dourar e reserve.
Em outra panela, fiz a base tradicional do risoto: refogar cebola em pequenos cubinhos no azeite com bem pouquinha manteiga (para dar o sabor e não queimar, mudando o sabor da manteiga). Colocar arroz para risoto (utilizei carnaroli ) e dourar. Colocar vinho branco seco e deixar secar. Ir hidratando o risoto com caldo de legumes feito anteriormente.
Quase no final do cozimento coloquei a chia. Depois o frango previamente preparado, aspargos picadinhos e abobrinha italiana. Deixei cozinhar um pouco tudo junto para harmonizar o sabor dos ingredientes. Depois desliguei o fogo e montei os pratos com as pontas dos aspargos e piquei lasquinhas de limão siciliano. Deu o toque a casquinha do limão. Ficou muito saboroso e ainda garantiu alguns antioxidantes terpenos para o prato, rs.


Como foi uma invenção e fui aproveitando o que tinha em casa que deveria ser usado (quem compra muita hortaliça sabe do que estou falando... tem que usar, se não perde mesmo), não coloquei a receita com as quantidades dos ingredientes pq fui usando o que via e não medi. Mas dá para repetir a receita. Na verdade acho que utilizei 1/4 de abobrinha, 4 aspargos e 1 colher de sopa de chia. Raspas de limão siciliano a gosto ok?

Bjs

PS: Depois atualizo o post com a foto ;)

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Panqueca Americana

Tirei essa segunda de folga! delííííícia demais! folgar na segunda é quase um luxo kkkkkk! brincadeira! Mas enfim, hoje a tarde foi toda chuvosa, um climinha tranquilo... aqueles dias que a gente tira para relaxar, nada melhor que uma chuva assim.
Dei uma navegadinha na internet e vi uma foto de panquecas americanas, huuuummmm! já sabe né? não resisti e lá fui eu inventar na cozinha. Daí vc vai me perguntar, era sem lactose, sem glúten? não, não, não! receita tradicional mesmo. Até pensei em fazer com farinha de aveia e com outro tipo de leite, mas como era a primeira vez que estava fazendo, não quis arriscar. Depois quero experimentar e mudar o leite e a farinha, acrescentar uns grãos, enfim, criar algo mais nutritivo e com menor índice glicêmico. Pq essa receita americana... hunf, vamos ser sinceros, é um "sacode no pâncreas". Mas comer raramente assim, não vejo problema.

Algumas fotos do making off das minhas primeiras panquecas, rs


PANQUECA AMERICANA

Com geléia de frutas vermelhas e com mel de abelha

Ingredientes:


  • 500gr de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de sal refinado
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 550ml de leite desnatado
  • 2 gemas
  • 2 claras batidas em neve
  • 1/2 xícara de manteiga temp. ambiente

Modo de preparo:


Em uma tigela, coloque todos os ingredientes secos. Misture todos eles ainda secos. Abra um furinho no centro e coloque as gemas e misture. Depois coloque a manteiga. Misture bem (eu na verdade usei a batedeira, achei que os ingredientes ficam mais homogêneos). Coloque o leite aos poucos e vá batendo, misturando bem a massa até ficar totalmente homogênea. Incorpore as claras em neve delicadamente, não pode mexer muito (se não tira o aerado que ela dá). Pincele a frigideira ou a chapa com óleo. Fogo baixo. Coloque uma concha rasa por panqueca. Na verdade eu acho que vc pode colocar mais ou menos que isso, vai depender do tamanho que vc deseja. Pessoalmente acho as pequenas mais charmosas e que saboreamos mais com porções menores...até pq essa panqueca "enche muito", nossa, eu comi duas pequenas e me senti super mega satisfeita. Fiquei imaginado o tanto de americano que come no café da manhã: 2 panquecas grandes com manteiga, maple, ovo, bacon e salsicha junto... na viagem eu passava mal só de ver isso, geeeente é muuuuuita comida junta.

A textura é bem fofinha assim ;)


Bom, voltando para panqueca... 

DICAS:
- É para ficar fofinha assim, igual na foto acima;
- Se quiser pode colocar raspinhas de limão na massa (no final para não amargar) ou essência de baunilha tb deve ficar bom;
- Fogo bem baixo ok? queima fácil fácil;
- Acho que o "pulo do gato" da receita é a hora de virar a panqueca. O momento de virar é geralmente quando forma um monte de bolhas em cima (por causa do fermento). Achei complicado, pq embaixo tá prontinha e em cima super cru ainda. Achei muito fácil de queimar por conta disso.Eu fiquei olhando bem embaixo na bordinha da panqueca, dá uma dourada bem de leve. Fique atento e veja esse momento, que é o melhor para virar a panqueca. No mais a receita é tranquila;
- Calda de chocolate meio amargo e frutas variadas para acompanhar (morango, framboesa, mirtilo, kiwi, banana, abacaxi etc)
- Mel de abelha ou Maple fica delícia. Na verdade é o que acho que fica mais gostoso;
- Geléia de frutas com pedaços tb fica bem bom;
- Criatividade é tudo, invente aí e depois me conta. Bom trocar as dicas não é?

Vou fazer depois uma versão mais saudável e depois posto aqui também.
Espero que gostem da receita, mas por favor, sem abusos ok?
Bjs


sábado, 24 de novembro de 2012

Dicas: Biscoito de polvilho e côco ralado perigosos!

Olá pessoal!
Andei meio sumida esses dias por conta da correria... foram cursos, reuniões de trabalho, bastante trabalho, enfim , foi uma semana agitada.
Hoje vou deixar algumas dicas, coisinhas que observei durante esses dias.

Biscoito de Polvilho

* Biscoito de Polvilho - quem aí evita glúten e em função disso consome esse tipo de biscoito, petas etc? Pois é, vale a pena ler sempre os ingredientes do biscoito. A maioria deles leva na composição gordura vegetal hidrogenada, sim, a gordura trans aí gente. Fiquem de olho ok? procurem por aqueles que usam óleo vegetal... ideal seria um óleo de linhaça, óleo de côco, macadâmia, maaaasssss vamos colocar o pé no chão pq isso ainda não existe (pelo menos nunca vi nem ouvi falar, se alguém já viu me diga). Vale a pena fugir da gordura vegetal hidrogenada.
Outra coisa importante...

Côco ralado

* Côco ralado embalado. Atenção, o conservante é na maioria das vezes o Metabissulfito de sódio... hããããã? o que é isso? Falarei mais a frente. Quem tem intolerância a glúten, doença celíaca ou está excluindo o glúten temporariamente costuma utilizar côco ralado na preparação de bolos biscoito etc. Hoje pela manhã consegui comprar desidratado, ralado, sem açúcar e sem conservantes. Dá para achar e é só dar uma procurada, não é difícil.
  




Metabissulfito de sódio ou pirossulfito de sódio (IUPAC sodium metabisulphite ou sodium pyrosulphite) é um composto inorgânico de fórmula química Na2S2O. É um conservante e aditivo alimentar.  É algumas vezes identificado como E223. Como um aditivo, pode causar reações alérgicas, particularmente irritação de pele, eczema; irritação gástrica e asma. Não é recomendado para o consumo por crianças. Está presente em muitos concentrados de frutas diluíveis e em barras de doces. Ontem li a composição do biscoito maizena e adivinhem? também continha metabissulfito de sódio. Chato né? imagine o taaaaaaaaaaaaaaanto de criança que come esse biscoitinho aparentemente tão inofensivo (só uma observação, esse biscoito contém glúten ok? muita gente pensa que não tem farinha de trigo só pq leva esse nome com maizena. Mas tem sim, dá uma conferida). Voltando ao Metabissulfito de sódio..
É um oxidante... lembra que nutricionista a-d-o-r-a  indicar antioxidante pq previne câncer, inflamação, doenças neurodegenerativas? então, esse conservantes são oxidantes e dependendo da quantidade, tempo de uso, podem desencadear coisas bem chatas e indesejáveis.
É depressor de Zinco. Muuuuita gente tem deficiência de zinco, muita mesmo. Mineral super importante para digestão, tireóide, imunidade, unhas, cabelos, enfim, literalmente um "must have", rs!

Então ficam essas dicas para vocês! espero que gostem.
Bj
Bye!



sábado, 17 de novembro de 2012

Tilápia Super Rápida!

Essa tilápia é super saborosa e muuuuuito fácil de fazer... além de ser rápida demais.
Quis fazer algo bem levinho hoje, pois a noite é niver do cunhado no OutBack... pense nas "gordices" e nos pratos pesados. OMG! Rs! Sendo assim melhor cuidar bem do almoço né? fazer uma refeição protetora vale muito a pena. "Refeição protetora"? Sim, esse prato super simples tem muita coisa boa... dá uma olhada:
Peixe - alimento antiinflamatório
Alho - Antiinflamatório, anfibiótico e antifúngico natural
Ervas de provence - antifúngica, antioxidante
azeite de oliva - ômega 9
Tomate org. - licopeno lindo!
Couve-flor - compostos enxofrados cuidando do meu fígado, rs!
Alf e espinafre - Vit A, vit K, Magnésio... enfim, várias coisinhas boas e desejáveis ;)



Ingredientes:
- Filé de tilápia
- Azeite de oliva extra virgem
- Alho, sal, pimenta do reino, ervas de provence
Só isso!

Como fazer:
Socar o alho. Depois misturar com sal, pimenta do reino, ervas de provence - fazer tipo um creminho de temperos.
Passar nos filés de tilápia e deixar mais ou menos uma hora "pegando o sabor".
Untar refratária com azeite, colocar os filés e jogar mais um fio de azeite por cima.
Cobrir a refretária com papel alumínio e levar ao forno pré-aquecido por uns 20 minutos. Depois deste tempo, retire o papel alumínio e deixe dar uma dourada. Pronto! só isso.
Eu fiz uma saladinha de espinafre, alface, tomate cereja e couve-flor cozida no vapor. Temperei tudo com azeite com alho.
Bj

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Entendendo mais a detoxificação...


 Bom, conforme prometi estou colocando aqui mais um pouco sobre dieta detox  ;)

Havia começado a falar sobre detox nesse post aqui: 


Vamos falar mais agora, para começar... O que é detoxificação?

A detoxificação é um processo realizado pelo organismo que age na eliminação de substâncias tóxicas e outras substâncias nocivas e assim otimiza a saúde e vitalidade do órgãos.
Porque dieta de detoxificação (desintoxicante)?
         Você sabia que muitos sintomas podem indicar exposição à substancias tóxicas a longo prazo? Sintomas como dor de cabeça e enxaquecas recorrentes, fadiga e baixa disposição, alergias e intolerâncias, baixa imunidade e resfriados frequentes, digestão comprometida, excesso de peso, compulsão alimentar, retenção hídrica, cabelos e unhas frágeis, acne dentre outros sintomas. Essas substâncias (disruptores endócrinos) podem deixar o indivíduo doente e gerar um aumento no peso corporal por interferir metabolicamente influenciando em mecanismos cerebrais do apetite, alteram a função da tireóide, aumenam a liberação do hormônio do estresse, geram resistência à insulina dentre outros mecanismos.
Onde estão essas toxinas?
  • Alimentos processados (aditivos químicos, aromatizantes, corantes, conservantes)
  • Alimentos de origem animal com antibióticos, hormônios e metais pesados
  • Álcool, gorduras trans, alimentos que o corpo cria sensibilidade (glúten, soja, alimentos lácteos etc)
  • Antibióticos e outros medicamentos usados ao longo de toda vida
  • Produtos de limpeza, produtos plásticos, poluição, pisos de vinil - toxinas de origem intestinal - infecções por vírus, bactérias e fungos
  • Agrotóxicos
  • Tinta de cabelo, maquiagem, esmaltes e desodorantes contendo alumínio e outros metais pesados

A quem se destina?
No mundo de hoje, industrializado, todos estão sujeitos à exposição de substâncias nocivas e tóxicas. É por isso que de tempos em tempos devemos otimizar esse processo de detoxificação orgânica. Muitas pessoas com sintomas de exposição à essas substâncias se beneficiam. É importante ressaltar que crianças, adolescentes, idosos, gestantes e mulheres que estão amamentando não podem, fazer a dieta desintoxicante.

A Dieta Detox, ou desintoxicante, consiste na eliminação do excesso de toxinas no organismo, oriundas de substâncias nocivas, presentes, sobretudo, em alimentos industrializados. Alguns alimentos são retirados da dieta e outros são adicionados, tornando seu corpo mais saudável e proporcionando, em alguns casos, perda de peso.
Além disso, suplementos com nutrientes antioxidantes e fitoterápicos que auxiliam no processo são utilizados, para equilibrar o organismo como um todo. Mas para que isso aconteça é necessária uma avaliação detalhada, a dieta é individualizada.

Então é isso aí gente.
Bj

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Peito de Ave com Chutney de frutas vermelhas





Promessa é dívida não é?
Então, to colocando aquela receita que falei que ficou top!
Sugestão mais leve para sua ceia de natal   ;)
Só uma observação, a receita original é com peito de peru. Procurei e só achei peito de peru já temperado, pronto para assar... não achei o peito de peru apenas fresco ou congelado sem tempero. Eu precisava fazer a receita pois iria ser publicada com meu nome, "responsa" né? Tem que testar. Daí utilizei de frango apenas para teste. Resultado ficou muuuuito bom. Por isso coloquei o nome peito de ave, pois vc utiliza o que tiver em casa. Mas deixa de papo e vamos para a receita

INGREDIENTES

- 1 kg peito de peru ou de frango sem osso
- ½ xícara (chá) de vinho branco seco
- 1 colher (chá) de sal 
- ½ colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
- 1 dente de alho amassado

PREPARO
Deixe os peitos de peru marinando nos ingredientes acima misturados de um dia para o outro dentro da geladeira. No outro dia, unte o refratário com óleo de côco extra virgem e coloque o peito de peru. Cubra com papel alumínio. Leve ao forno preaquecido e asse a 180º C durante 1 hora. Após esse tempo, retire o papel alumínio e deixe dourar por 10 minutos (ir conferindo). Retire do forno e fatie.

DSC07567.JPG

CHUTNEY DE FRUTAS VERMELHAS

INGREDIENTES
- 1 colher de sopa de cebola ralada
- 1 colher (sopa) de óleo de côco extra virgem
- 100 g de amoras frescas
-  100 g de framboesas frescas
-  50 g de cerejas frescas (lave, retire o cabo e o caroço)
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo
-  sal e pimenta do reino a gosto

DSC07568.JPGPREPARO
- Processar bem as frutas em liquidificador ou mixer e reservar. Em uma panela, refogue a cebola no óleo de côco, em fogo baixo, mexendo de vez em quando até ficar macia. Coloque as frutas vermelhas previamente processadas. Se necessário coloque um fio de água filtrada. Acrescente os outros ingredientes e deixe ferver em fogo baixo, mexendo por 10 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar.

MONTAGEM
- Disponha o peito de peru fatiado em uma refratária e coloque o molho por cima. Decore frutas vermelhas frescas.

Suchá Maracujá



Quem não gosta do sabor do chá verde?
Eu to nesse grupo aí, tomo por disciplina meeeeesmo... conhe~ço os inúmeros benefícios... daí galera, é decisão. Gut gut gut! #vemnimimchaverde
Para melhorar o sabor podemos fazer suchá (suco + chá)
Esse aí fica bem gostoso:
Capim cidreira + polpa maracujá + chá verde =  SUCHÁ diurético ;)

Saladinha orgânica no vapor

Quem me conhece sabe que evito carne vermelha, sempre dou preferência ao peixe e frango.Mas tem dia que vale a pena comer uma carne bem gostosinha né? sendo assim fiz um filé mignon com Shitake... pense num gosto bom. Refoguei o alho-poró no óleo de gergelim torrado, coloquei as iscas de filé, deixei pegar o ponto, salguei com molho de soja fermentado. Depois joguei o Shitake e cozinhei pouco. Fico muito bom. 



Para acompanhar arroz integral com gergelim e saladinha totalmente orgânica.


Saladinha Orgânica:

Ervilhas tortas
Tomate cereja
Brócolis 
Alho-poró

Cozinhar a ervilha e o brócolis no vapor. Deixar esfriar e colocar um pouco na geladeira. Retirar quando fria e acrescentar o alho-poró e o tomate. Temperar com azeite aromatizado com alho e sal marinho.

Bolo de maçã e canela sem glúten


Para tirar o glúten do dia-a-dia e não sofrer... tem que ter criatividade né? e como... ! 
Gosto de fazer esse bolo no sábado ou domingo de manhã... a casa fica com aquele cheirinho booommm. O maridão já acorda feliz da vida com o aroma, rs.
Esse bolinho aí foi de maçã com castanhas, aveia, linhaça e canela.




Ingredientes:

100g de côco ralado
1/2 maçã picada em cubos
1 colher de linhaça dourada
2 colheres de aveia em flocos
4 colheres de sopa de castanhas picadas
4 ovos
1 colher de sopa de amido de milho
4 colheres de sopa de óleo de canola
4 colheres de sopa de açúcar mascavo (não fica muito doce, quem gosta de bem docinho pode colocar mais)
1 colher de sopa de fermento químico (pó Royal®)
canela e cravo à gosto


Bater o côco, ovos, óleo, amido de milho, canela, açúcar no liquidificador. Bater bem
Depois em uma vasilha coloque a massa previamente batida e adicione a maçã, linhaça, aveia e as castanhas... incorporar com cuidado à massa.
Por último adicione o fermento e mexa novamente.
Forma untada com farinha de arroz e óleo de canola.
Forno médio pré-aquecido por 10 minutos.
Assar em média 20 minutos. Rapidinho assim, vapt, vupt!
Hummmm! delícia!


Receitas com Inhame

Inhame



- Vitamina com inhame:
Coloque no liquidificador um inhame, uma cenoura, alguns ramos de salsa (ou outra folhinha verde, como coentro ou hortelã) e o suco de duas laranjas, com mais água se desejar. Tudo cru. Dá para dois copos.

- Cozido no vapor:
Ponha alguns inhames com casca e tudo na parte superior da cuscuzeira, ou numa peneira sobre uma panela com água fervendo, e tampe. Depois de meia hora espete com o garfo para ver se estão macios. Nessa altura a casca solta com muita facilidade, basta puxar que sai inteirinha. É aí que o inhame tem o sabor mais simples e gostoso.

- Purê de inhame:
Depois de cozinhar os inhames no vapor ou na água, solte a casca e amasse com um garfo; junte um pouquinho de manteiga e de sal marinho, ou molho de soja, e misture bem. Só precisa ir ao fogo de novo se for para esquentar.

- Pastinhas de inhame:
São ótimas para passar no pão e substituem muito bem as pastas de queijo nas festas. A base é um purê de inhames cozidos e amassados, ao qual se acrescentam azeite ou manteiga, folhas verdes picadinhas (salsinha, manjericão, coentro, cebolinha) ou orégano; uma beterraba cozida e batida no liquidificador com inhame e um pouquinho de água vai produzir uma pasta rosada. Ou ainda batido com azeite, alho, água e sal faz uma delícia de molho tipo maionese. Use a criatividade e ofereça aos amigos uma coisa nova de cada vez!

- Inhame sauté:
Depois de cozidos e descascados, corte os inhames em rodelas ou pedaços; aqueça azeite numa frigideira; ponha os inhames, e sobre eles bastante folhas verdes picadinhas (salsa ou cebolinha ou manjericão ou coentro ou orégano ou...); umas pitadinhas de sal marinho; mexa rapidamente, baixe o fogo e deixe grudar um pouquinho no fundo para ficar crocante.

- Pizza de frigideira:
Rale inhames crus, misture com farinha de arroz ou de milho, tempere a gosto; achate a massa numa frigideira antiaderente e deixe assar dez minutos de um lado, dez do outro. Com alguma prática dá para fazer isso numa chapa bem quente, levemente untada. O ponto da massa não deve ser nem seco nem aguado.

- Nhoque de inhame:
Faça exatamente como nhoque de batata: cozinhe os inhames, descasque, amasse com farinha de trigo integral (se desejar sem glúten, acrescente fécula de batata ou farinha de arroz) e uma pitada de sal marinho até a massa ficar com a consistência do lóbulo da orelha. Enrole em cordões, corte, ponha para cozinhar de pouco em pouco numa panela com água fervendo. Quando os nhoques subirem é que estarão cozidos. E o molho? Ao gosto do freguês... Engrossando o caldo Cozinhe um ou dois inhames junto com o feijão, que eles desmancham e o caldo fica bem grosso.

- Bolinhos de inhame:
Cozinhe, descasque e amasse ligeiramente os inhames com um pouco de cebola ralada, cebolinha verde picadinha ou alho-porró em fatias fininhas, umas pitadas de cominho e outras de sal; junte fécula de batata para dar liga, pincele com gema de ovo e asse no forno até a superfície secar.

- Forminhas de inhame:
Descasque e rale os inhames crus na parte mais fina do ralador, para obter uma papa líquida. Junte fubá de milho ou farinha de arroz integral (que se faz tostando o arroz e batendo aos pouquinhos no liquidificador) até conseguir uma consistência boa, mas ainda úmida. Tempere a seu gosto: com sementes de cominho ou de erva-doce, umas pitadinhas de sal, talvez um queijo tipo ricota ralado ou azeitona. Unte forminhas, encha com a massa e ponha em forno bem quente durante cinqüenta minutos.

- Pizza de palmito:
Cozinhe, descasque e amasse os inhames; unte um tabuleiro, achate com as mãos bocados do inhame amassado e vá cobrindo com eles o fundo e os lados do tabuleiro. Asse quinze minutos em forno alto. Numa panela, refogue bastante cebola e ponha por cima palmitos frescos pequenos, temperados com alho socado, sal e limão. Deixe cozinhar com tampa por quinze minutos. Tire a massa do forno, despeje o recheio, enfeite com rodelas de tomate ou de pimentão, pique bastante cheiro-verde e espalhe por cima. Leve novamente ao forno por mais dez minutos. Como variação desta receita, você pode não assar a massa antes de colocar o recheio; pode também reservar parte da massa para tampar a pizza, que aí vira um pastelão.

- Bolo salgado de inhame:
Deixe de molho duas xícaras de triguilho durante duas ou três horas e esprema; junte a duas xícaras de inhame cozido e duas de farinha de arroz. À parte, refogue alguns legumes com um pouco de tempero, mas não deixe cozinhar. Tire do fogo e misture à massa. Ponha numa fôrma untada, espalhe queijo tipo ricota por cima e leve ao forno alto por quinze minutos. "Cheirou", está pronto.

- Torta de inhame em camadas:
Cozinhe, descasque e amasse os inhames; cozinhe e amasse a terça parte de abóbora; refogue uma verdura picadinha tipo espinafre, acelga, agrião, chicória, folhas de nabo ou de cenoura, etc. Unte um pirex com azeite, ponha uma camada de inhame e sobre ela uma de abóbora; outra de inhame e sobre ela a verdura refogada; mais uma de inhame. Pincele ou não com ovo, enfeite com rodelas de cebola, leve ao forno para secar durante 20 minutos.

- Salada de inhame:
Rale e tempere com sal marinho e limão ou com molho de soja.


- Sopa de inhame com missô:
O missô, que é desintoxicante, é um alimento tradicional japonês muito usado como tempero, feito de soja fermentada com cereais e sal. Vem em forma de pasta. É muito rico em enzimas, proteínas e vitamina B12, devido ao seu processo de fermentação e dá um gosto todo especial à sopa. Portanto cozinhe os inhames descascados com a mesma quantidade de água, uma ou duas folhinhas de louro e alguns dentes de alho inteiros; depois bata no liquidificador para obter um creme fino. Acrescente o misso, na base de uma colher de chá cheia por pessoa, ou dissolva com um pouco d'água numa tigelinha e deixe que cada um se sirva como quiser. (Algumas pessoas vão preferir sal.) Cebolinha verde picada, por cima, combina muito. 



terça-feira, 13 de novembro de 2012

Espaguete de Abobrinha... MA-RA-VI-LHO-SO !!!

Geeeente, esse prato aí deu o que falar aqui em casa.
Bem saudável, leve e muuuuito saboroooooooso  : P




Espaguete de Abobrinha:

2 Abobrinhas grandes (usei aquela abobrinha menina)
Azeite extra virgem
Alho e cebola bem picadinhos
Sal a gosto
Descascador de Legumes (corte Juliene)

Descascar as abobrinhas (longitudinalmente). Fazer as tirinhas como se fosse macarrão, espaguete. Reservar. Dourar o alho e a cebola (tem que estar bem picadinho, pequenininho ok?) com um fio de azeite. Colocar a abobrinha e mexer delicadamente para não quebrar. Essa etapa é bem rapidinho, não é para ela soltar muita água e cozinhar, é um refogado bem rápido.

Molho:
1 Peito de Frango em cubinhos
Cheiro-verde a gosto
Alho e cebola a gosto
Sal a gosto
Molho de tomate caseiro 

Refogar o alho, cebola. Colocar o frango e deixar dourar. Acrescentar o molho de tomate e o cheiro-verde. Deixar cozinhando um pouco e desligar o fogo.

Montagem: Dispor o espaguete de abobrinha no prato individual ou na refratária e colocar por cima o molho de tomate com o frango. Para acrescentar fibras eu joguei chia em grãos em cima.
Essa é uma receita super leve, saudável, muito gostosa, de baixo índice glicêmico, bom para quem está malhando e querendo dar uma secada.
Espero que gostem!
Bom apetite!
Bjinhos :*