segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Panqueca Americana

Tirei essa segunda de folga! delííííícia demais! folgar na segunda é quase um luxo kkkkkk! brincadeira! Mas enfim, hoje a tarde foi toda chuvosa, um climinha tranquilo... aqueles dias que a gente tira para relaxar, nada melhor que uma chuva assim.
Dei uma navegadinha na internet e vi uma foto de panquecas americanas, huuuummmm! já sabe né? não resisti e lá fui eu inventar na cozinha. Daí vc vai me perguntar, era sem lactose, sem glúten? não, não, não! receita tradicional mesmo. Até pensei em fazer com farinha de aveia e com outro tipo de leite, mas como era a primeira vez que estava fazendo, não quis arriscar. Depois quero experimentar e mudar o leite e a farinha, acrescentar uns grãos, enfim, criar algo mais nutritivo e com menor índice glicêmico. Pq essa receita americana... hunf, vamos ser sinceros, é um "sacode no pâncreas". Mas comer raramente assim, não vejo problema.

Algumas fotos do making off das minhas primeiras panquecas, rs


PANQUECA AMERICANA

Com geléia de frutas vermelhas e com mel de abelha

Ingredientes:


  • 500gr de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de sal refinado
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 550ml de leite desnatado
  • 2 gemas
  • 2 claras batidas em neve
  • 1/2 xícara de manteiga temp. ambiente

Modo de preparo:


Em uma tigela, coloque todos os ingredientes secos. Misture todos eles ainda secos. Abra um furinho no centro e coloque as gemas e misture. Depois coloque a manteiga. Misture bem (eu na verdade usei a batedeira, achei que os ingredientes ficam mais homogêneos). Coloque o leite aos poucos e vá batendo, misturando bem a massa até ficar totalmente homogênea. Incorpore as claras em neve delicadamente, não pode mexer muito (se não tira o aerado que ela dá). Pincele a frigideira ou a chapa com óleo. Fogo baixo. Coloque uma concha rasa por panqueca. Na verdade eu acho que vc pode colocar mais ou menos que isso, vai depender do tamanho que vc deseja. Pessoalmente acho as pequenas mais charmosas e que saboreamos mais com porções menores...até pq essa panqueca "enche muito", nossa, eu comi duas pequenas e me senti super mega satisfeita. Fiquei imaginado o tanto de americano que come no café da manhã: 2 panquecas grandes com manteiga, maple, ovo, bacon e salsicha junto... na viagem eu passava mal só de ver isso, geeeente é muuuuuita comida junta.

A textura é bem fofinha assim ;)


Bom, voltando para panqueca... 

DICAS:
- É para ficar fofinha assim, igual na foto acima;
- Se quiser pode colocar raspinhas de limão na massa (no final para não amargar) ou essência de baunilha tb deve ficar bom;
- Fogo bem baixo ok? queima fácil fácil;
- Acho que o "pulo do gato" da receita é a hora de virar a panqueca. O momento de virar é geralmente quando forma um monte de bolhas em cima (por causa do fermento). Achei complicado, pq embaixo tá prontinha e em cima super cru ainda. Achei muito fácil de queimar por conta disso.Eu fiquei olhando bem embaixo na bordinha da panqueca, dá uma dourada bem de leve. Fique atento e veja esse momento, que é o melhor para virar a panqueca. No mais a receita é tranquila;
- Calda de chocolate meio amargo e frutas variadas para acompanhar (morango, framboesa, mirtilo, kiwi, banana, abacaxi etc)
- Mel de abelha ou Maple fica delícia. Na verdade é o que acho que fica mais gostoso;
- Geléia de frutas com pedaços tb fica bem bom;
- Criatividade é tudo, invente aí e depois me conta. Bom trocar as dicas não é?

Vou fazer depois uma versão mais saudável e depois posto aqui também.
Espero que gostem da receita, mas por favor, sem abusos ok?
Bjs


Nenhum comentário:

Postar um comentário