quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Risoto de frango com aspargos, abobrinha, chia e raspas de limão siciliano

Fiz um risoto meio diferente para o almoço. Acho risoto muito gostoso, mas quem me conhece sabe que fujo de arroz branco. Integral sempre né?. Então, mas dei um jeito e acrescentei fibras no risoto colocando semente de chia. Ficou ótimo, pq a chia hidratada fornece uma certa geleificação e isso combinou com o risoto. As fibras devem estar presentes na nossa dieta, preferencialmente em tooodas as refeições. Por isso, use a criatividade aí.

Refoguei um peito de frango com alho e azeite. Sal a gosto. Deixe dourar e reserve.
Em outra panela, fiz a base tradicional do risoto: refogar cebola em pequenos cubinhos no azeite com bem pouquinha manteiga (para dar o sabor e não queimar, mudando o sabor da manteiga). Colocar arroz para risoto (utilizei carnaroli ) e dourar. Colocar vinho branco seco e deixar secar. Ir hidratando o risoto com caldo de legumes feito anteriormente.
Quase no final do cozimento coloquei a chia. Depois o frango previamente preparado, aspargos picadinhos e abobrinha italiana. Deixei cozinhar um pouco tudo junto para harmonizar o sabor dos ingredientes. Depois desliguei o fogo e montei os pratos com as pontas dos aspargos e piquei lasquinhas de limão siciliano. Deu o toque a casquinha do limão. Ficou muito saboroso e ainda garantiu alguns antioxidantes terpenos para o prato, rs.


Como foi uma invenção e fui aproveitando o que tinha em casa que deveria ser usado (quem compra muita hortaliça sabe do que estou falando... tem que usar, se não perde mesmo), não coloquei a receita com as quantidades dos ingredientes pq fui usando o que via e não medi. Mas dá para repetir a receita. Na verdade acho que utilizei 1/4 de abobrinha, 4 aspargos e 1 colher de sopa de chia. Raspas de limão siciliano a gosto ok?

Bjs

PS: Depois atualizo o post com a foto ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário