terça-feira, 12 de março de 2013

Bolo de Banana de Liquidificador

Oi gente!
Eu não podia deixar de compartilhar essa receita super gostosinha, rápida e fácil.
Estava com um moooooooooooonte de banana perdendo aqui em casa. Daí pesquisei na internet uma receita de bolo de banana e tive a sorte de achar essa aqui. Fiquei grilada pq sou mestre em solar bolo que leva farinha de trigo... ainda bem que costumo na maioria das vezes fazer bolos sem glúten. Mas esse deu certo  ;)
Diminui a quantidade de açúcar da receita original (que era o dobro do que vc vai ver aqui... a banana nanica madura já é doce, daí diminui e ficou nota dez).

Vamos a receita?

3 bananas nanicas maduras e grandes
3 ovos
1/2 xícara de óleo de canola
1 e 1/2 xícara de açúcar (pode ser mascavo)
3 xícaras de farinha de trigo (se quiser fazer com farinha sem glúten me conta como fica?)
1 colher de sopa de fermento em pó
Canela a gosto

Bater as bananas, ovos e o óleo no liquidificador. Bata beeeem. Acrescente o açúcar aos poucos. Bata ainda mais, até ficar um ponto de vitamina sem pedaço nenhum. Coloque agora o que vc bateu em uma vasilha. Adicione aos poucos a farinha de trigo (eu fui peneirando e mexendo com fuê). Aconselho mexer apenas para incorporar a farinha sem que ela fique com bolinhas, não bata muito forte pq senão ativa o glúten e forma aquela massa mais firme. Depois disso coloque a canela e por último o fermento. Repito, incorpore delicadamente.
Olha que fofinho! Huuummm  :P
Unte a fôrma com manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 220ºC por 30 minutos. Cronometre aí, pq se for nessa temperatura, o tempo é exatamente esse ok?

PS: Como eu tinha banana demaaaais, rs! fiz duas receitas. Daí tive oportunidade de observar que na fôrma de muffin fica mais gostoso... o sabor fica mais amanteigado e por cima levemente crocante. Mas fica bom de todo jeito. 
Se vc tem banana perdendo aí na sua casa, aproveita a dica e faz para um lanche da tarde. O pessoal amou, foi marido, filho, vizinho, cunhado, enfim... aprovado!
Bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário